sexta-feira, 4 de abril de 2008

O secretário da mesa da Assembleia-Geral será o senhor Fernando Mascarenhas Cassiano Neves. O procedimento de comunicação será adoptado muito brevemente.

A lista B comunica que a definição de estratégia politica do movimento monárquico é feita no âmbito da Causa Real. Por isso, independentemente de qualquer opinião sobre o modelo monárquico a adoptar, a lista B abstém-se de se pronunciar sobre monarquias vigentes exactamente para não invadir aquela esfera de competência.

Actualmente todos as monarquias vigentes são modelos democráticos cujo constitucionalismo não é semântico, antes consubstancia uma verdadeira opção pelo Estado de Direito Democrático. Dito esta evidência, a lista B não faz mais nenhum comentário sobre países que mantêm a forma monárquica de governo, nem faz quaisquer analogias fora do contexto da Causa Real. É neste contexto, liderado pelos titulares dos orgãos sociais recentemente eleitos, que toda esta problemática deve ser definida.

Na próxima eleição para os orgãos sociais da Real Associação de Lisboa está em causa a sua composição e diferentes opções por procedimentos de cariz administrativo. A questão politica não nos divide porque em pleno século XXI só a monarquia constitucional é viável. E as Constituições são sempre adoptadas por Parlamentos com poderes constituintes, eleitos por sufrágio directo, secreto, igual e universal. Qualquer outra especificação politica, nomedamente sobre preferências por modelos em vigor, tem de ser liderada pela Causa Real.

Pela Lista B

João Brito e Cunha

Sem comentários: